quinta-feira, 12 de março de 2009

Os maiores criadores de jogos de todos os tempos!

O site IGN.com fez uma matéria indicando quem são, na opinião deles, os 100 maiores criadores de jogos de todos os tempos. A matéria é muito boa e vale a pena dar uma conferida, clicando no banner abaixo.



Eu achei a matéria boa, mas talvez eles devessem “limitar” melhor as coisas. A produção de um game, principalmente nos dias de hoje, requer um número enorme de pessoas das mais diversas áreas, de programadores a designers, de músicos a roteiristas, e a IGN em sua lista colocou todo mundo junto no mesmo grupo, o que acaba prejudicando quem tenta entender o critério usado. Eu diria que de fato seriam as 100 pessoas que mudaram a indústria dos games, de um modo ou de outro, mas fazendo coisas diferentes, e não “criando jogos”. Esse é um termo muito amplo.

E a falta de critério para classificar a lista é evidente. Afinal, por que Ed Boon, o criador de um jogo tão famoso quanto Mortal Kombat, está em 100º, e Jordan Weisman, criador de bons jogos, como MechWarrior 2 e Crimson Skies, mas que não tiveram tanto apelo comercial, está na posição 54? Apesar de tentar identificar critérios no começo da matéria, para mim eles não estão claros o suficiente para entender o “rankeamento” utilizado. De qualquer modo, acredito que a lista como um todo é coerente, TIRANDO o fato de sequer mencionarem Nolan Bushnell.


Para quem não sabe, Bushnell criou uma empresa que mudou o mundo dos games, uma empresa que até um tempo atrás era sinônimo de videogame. Afinal, em minha infância, não dizíamos “vamos jogar videogame”, e sim “vamos jogar Atari!”. Ou seja, Bushnell na minha opinião tem uma importância bastante significativa no mercado de games. Até hoje Bushnell é considerado o “pai dos videogames”. Afinal, o primeiro jogo da Atari foi o famoso Pong, que consistia em uma partida de tênis eletrônico, no qual os jogadores batiam em uma bola quadrada de um lado para o outro utilizando retângulos.

Outro pecado da lista é a inclusão apenas na 44ª posição de um grande músico, considerado por muitos o “John Williams da indústria de games”. Seu nome: Nobuo Uematsu.


Uematsu criou a trilha sonora de jogos que são ao meu ver inesquecíveis. Desde o primeiro Final Fantasy até os mais recentes e com músicas belíssimas Final Fantasy VII e VIII até a sua obra prima na minha opinião: Crono Trigger. Até hoje escuto as trilhas desse jogo no meu MP3 player, as músicas desse jogo beiram a perfeição. E ainda por cima Uematsu-san criou a banda Black Mages, apenas para tocar as músicas desses RPGs de tanto sucesso.

No fim da contas, como já disse, a lista é coerente e diria que os 10 primeiros são realmente as 10 pessoas mais importantes no mundo dos games (eu incluiria Bushnell e Uematsu com eles). A lista, do 10º ao 1º:

10º - John Carmack – É considerado um dos pais dos shooters modernos, em especial para PC. Criador de jogos como Wolfenstein-3D, Doom e Quake.

9º - Yu Suzuki – Uma das forças criativas da SEGA e designer de jogos como After Burner, Out Run e Virtua Fighter.

8º - Ralph Baer – Se Bushnell é o pai dos videogames, Baer é o avô. Ele inventou o primeiro console caseiro, o Magnavox Odissey em 1967 (!?!?), que era ainda em preto e branco, e a primeira pistola de videogame, que mais parecia uma espingarda.

7º - Shinji Mikami – Designer do primeiro Resident Evil e produtor dos demais jogos da série até o 4, além de Dino Crisis e do primeiro Devil May Cry.

6º - Hideo Kojima – Diretor e produtor da aclamada série Metal Gear, que revolucionou os games e os trouxe a um outro patamar, conseguindo competir com filmes em relação a seu roteiro e sua equipe de criação.

5º - Gunpei Yokoi – Criador do Game & Watch e do Game Boy, ou seja, revolucionou os jogos portáteis, além de ter criado os jogos Donkey Kong e Metroid. Além disso, foi o mentor daquele senhor que está na primeira posição desta lista....

4º - Hironobu Sakaguchi – Criador da Square, empresa que revolucionou os RPGs eletrônicos com toda a série Final Fantasy, além de outros jogos de peso como Brave Fencer Musashi, Super Mario RPG, Xenogears e Parasite Eve.

3º - Will Wright – A mente criadora por trás de jogos de criação e simulação como SimCity, The Sims 1 e 2 e o recente Spore.

2º - Sid Meier – Por muitos considerado o pai dos jogos de simulação com as famosas séries Railroad Tycoon, Civilization e Railroad Tycoon, além de Pirates e de ter criado The Sims em conjunto com Will Wright.

1º - Shigeru Miyamoto – Designer de Donkey Kong e criador, sob a tutela de Gunpei Yokoi, de Super Mario Bros e todos os demais jogos do encanador, sem contar franquias como Nintendogs, Star Fox e Zelda. Myiamoto é praticamente sinônimo do sucesso da Nintendo, e ainda hoje trabalha nos projetos para os modernos Nintendo DS e Wii.

Acredito que essas 10 pessoas representam bem a revolução no mercado de games, desde o vovô Baer até os dias de hoje.

See ya!

Jack

Nenhum comentário:

Postar um comentário