quarta-feira, 11 de março de 2009

Os piores games do mundo!

Olá pessoal! É com grande satisfação que aceitei o convite do meu "irmão" Rodrigo Garrido para escrever neste blog. Meus posts serão em sua grande maioria a respeito de um assunto que gosto muito: games. Isso não quer dizer que outros assuntos "geeks" não serão abordados, como filmes, séries, música, tecnologia etc, mas em geral falarei sobre uma indústria que hoje move mais dinheiro que o cinema (chuupa Garridão...rs....).

Hoje vou falar sobre Os Piores Jogos do Mundo. Obviamente isso é pessoal, porém os jogos realmente ruins não tem lá muitos fãs, o que faz com que as pessoas se identifiquem com suas listas de “piores”...ou não.

Nessa lista, não falo daquele jogo que não te empolga muito mas tem gráficos excelentes, ou daquele que tem gráficos pobres mas é divertido. Os jogos aqui podem ser considerados como desastres totais, e se você vasculhar muito na Internet encontrará várias listas semelhantes. Na minha lista fiz questão apenas de citar os jogos que joguei, e na época em que foram lançados. Assim, jogos considerados abismais pela indústria, como Bible Adventures (NES), Night Trap (Sega-CD) e Custer’s Revenge (Atari), apenas para citar alguns exemplos, não estão na lista, pois não joguei na época do lançamento. Segue, então, minha “Top Ten List” dos piores, do “menos pior” para o “muito mais pior de ruim”:


10. Teenage Mutant Ninja Turtles (NES - 1989)

Nota média do jogo no Gamefaqs: 6,43

As tartarugas eram a febre da garotada na época do lançamento desse jogo. Também na mesma época (1989), foi lançado uma máquina de arcade que tinha um jogo excelente das tartarugas que, tal qual o jogo dos Simpsons nos fliperamas, poderia ser jogado em até quatro jogadores. Aí então veio a notícia: vai sair um jogo para Nintendinho com as Tartarugas Ninja! Eu e todos os meus amigos ficamos extremamente empolgados com a notícia, mas quando jogamos foi uma decepção total. O objetivo do jogo era basicamente cair nos bueiros e ficar lutando com aqueles “ratos-formigas-bichos-robôs” o tempo todo, o que era totalmente decepcionante em relação ao jogo de fliperama. Não confundir esse jogo com o segundo jogo de nossos heróis para NES, criativamente chamado de Teenage Mutant Ninja Turtles 2: The Arcade Game, que foi lançado em 1991 e que supriu, de certa forma, a vontade de jogar o Arcade, pois realmente era uma tentativa de fazer um jogo semelhante ao do fliperama, apesar de não ser possível jogar com 4 jogadores simultâneos.


9. Star Wars - Masters of Teras Kasi (PS1 - 1997)
Nota media do jogo no Gamerankings: 5,6

Apesar da idéia ser ótima – ou você não acha um jogo de luta no Universo Star Wars uma boa idéia? – infelizmente ela não foi executada da maneira correta. Primeiro, em comparação com outros games bons de luta, como Street Fighter 2 e Mortal Kombat, a jogabilidade desse jogo era sofrível. Gráficos e sons também não eram lá tão bons, considerando já o nível de maturidade do Playstation. Mas o pior, acredito eu, era que não era possível jogar com Darth Vader! Peraí....era? Ah, tinha que terminar o jogo com o Luke para poder jogar com o Vader? Esquece, então, não cheguei a tanto....


8. American Gladiators (SNES - 1993)
Nota media do jogo no Gamerankings: 5,6

American Gladiators era um programa que passava na TV no final dos anos 80, início dos anos 90, em que uns marmanjos tinham que passar por algumas provas lutando com cotonetes gigantes e correndo por labirintos...ou algo do tipo. O jogo é tão bizarro quanto, ou mais, já que os gráficos pareciam mais com os do NES e a jogabilidade era muito tosca. Enfim, um jogo tosco para um programa tosco.




7. The Lord of The Rings: The Fellowship of the Ring (GBA - 2002)
Nota media do jogo no Gamerankings: 4,9

Ao contrário do filme, esse jogo é extremamente mal feito. Num dado momento, os personagens reclamam do nevoeiro....e nem ao menos tentaram fazer um efeito de névoa na tela. Além disso, as batalhas são tediosas e o jogo não consegue seguir o ritmo do filme ou a complexidade do livro. Nem fãs de Tolkien vão gostar....aliás, se Tolkien jogasse videogame iria querer quebrar esse game em alguns pedaços, queimar e mandar arremessá-los do Mount Doom....ou algo do tipo.


6. Elf Bowling 1 & 2 (GBA - 2005)
Nota media do jogo no Gamerankings: 1,4

Você curte boliche? Então vá jogar na real, porque esse aqui é tosco demais. Até porque creio que você prefira derrubar pinos, e não...elfos ajudantes do papai Noel! Teve uma versão para Nintendo DS igualmente tosca, mas a versão que joguei (por 2 minutos) foi a do GBA. Piadas toscas completam o clima ridículo desse game que pode te divertir como um jogo online por 30 segundos...


5. Shaq Fu (Mega, SNES - 1994)
Nota media do jogo no Gamerankings: 4,0

Esse é o maior erro dos produtores de videogame: “vamos pegar alguém famoso e fazer um jogo sobre ele, vai vender como água!”. Enganam-se: afinal, nós, gamers, temos um mínimo de bom senso para saber se o jogo é jogável ou não....ainda mais se tratando de um jogo com Shaquille O’Neal lutando. Tenha dó....



4. The Simpsons Wrestling (PS1 - 2001)
Nota media do jogo no Gamerankings: 4,1

Esse também se encaixa na categoria do anterior. Afinal, um jogo dos Simpsons não tem como não vender, certo? ERRADO! Imagine um jogo de luta livre com personagens do famoso desenho, porém uma jogabilidade insanamente ruim. Lembro que nunca consegui dar um golpe especial sequer. Bem como o número 9 dessa lista, a idéia até seria boa, se ao menos tivessem tido um pouco mais de capricho na execução.




3. ET The Extra Terrestrial (Atari - 1982)
Nota media do jogo no Gamefaqs: 2,77

Considerado por muito o pior jogo de todos os tempos. Diz a lenda que foi programado em apenas um mês e meio, para aproveitar o lançamento do filme nos cinemas e a febre que se instalaria com o mesmo. A mesma lenda também conta que, devido ao jogo ser péssimo as vendas foram extremamente baixas, e a Atari enterrou em algum lugar milhares de cartuchos encalhados. Mas, ei, quem diz isso é a lenda, acredite quem quiser. De qualquer modo, o jogo é mesmo ruim: desde os gráficos toscos (o ET parece uma pilha de merda...) até a jogabilidade, péssima mesmo pros padrões do Atari.


2. Magic: The Gathering - BattleMage (PS1 - 1997)
Nota media do jogo no Gamefaqs: 2,8

Eu sempre gostei muito de RPGs e Card Games, portanto era aficcionado por Magic: The Gathering, um dos Card Games mais cultuados no mundo. Qual não foi minha surpresa quando soube que sairia um jogo com a temática do Magic! Fiquei maluco pelo jogo e quando enfim o peguei, realmente fiquei maluco! O jogo não era apenas sobre as cartas, quando se usava uma magia seu mago REALMENTE criava um monstro, por exemplo, para atacar seu oponente...entretanto, novamente, a execução deixava a desejar. Só jogando para entender realmente como o jogo não conseguia manter a aura do Magic.


1. Dark Castle (Mega Drive - 1991)
Nota media do jogo no Gamerankings: 1,0

Esse, na minha concepção, é certamente o pior jogo da história. Lançado originalmente para Mega Drive (ou Genesis nos EUA), o jogo consiste em levar seu herói para dentro de um castelo medieval a fim de matar o terrível Black Knight (que nome original, não?). Os desafios são muitos: subir escadas, escalar em cordas (MUITAS cordas) e atirar pedras em personagens horrendos, como...morcegos. O desafio é grande, pois os controles para se fazer isso são realmente pavorosos. Para se ter uma idéia, o braço de seu personagem fica esticado, fixo, na vertical. Ao colocar o direcional para cima, ele eleva um pouco o ângulo do seu braço....até que ele esteja no ângulo correto para arremessar a pedra no morcego, ou seja, bizarro. O problema maior é que ele demora para ajustar o ângulo, ficando muito vulnerável aos ataques.
Assim sendo, Black Knight não tem o que se preocupar, já que Duncan (o nome do nosso herói) é mais uma ameaça a si próprio: ele tropeça em algumas áreas do jogo em que heróis considerados normais passariam por cima sem maiores problemas. Subir cordas, então, é um martírio. Qualquer deslize e ele cairá da corda perdendo uma vida.
Além da péssima jogabilidade, Duncan se parece mais com personagens do Master System, e os sons podem ser quase comparados aos de um jogo do Odissey....e apesar de tudo isso, não me lembro como, eu terminei esse jogo! Apesar da jogabilidade tosca, o jogo tem poucas telas e por isso cheguei a terminá-lo. Mas meu conselho é: não o faça. Você apenas perderá alguns minutos de sua vida e nada mais.

É isso. Você concorda? Discorda? Já jogou algum desses? Qual o pior jogo que você já jogou? Conta aí nos comentários!

See ya!

3 comentários:

  1. Opa, American Gladiators é um programa FODA, assistia todo domingo! Inclusive em casa a gente recriava as lutas com os cotonetes... é desnecessário dizer que nunca acabava bem, né?...rs

    ResponderExcluir
  2. American Gladiators (o programa) era animal, eu curtia tb, auhauaha!

    E eu joguei esse Magic, realmente foi uma decepção. O jogo era lento demais, irritante!

    ResponderExcluir
  3. BLOG de HOMEM!
    ME permite um post sobre sapatos e maquiagens para o inverno 2009?

    ResponderExcluir