sexta-feira, 6 de março de 2009

Judd Apatow e Seth Rogen - Gente como a gente

Leia as linhas abaixo e responda, o que esses personagens tem em comum?
  • Ron Burgundy (Will Ferrell) em O Âncora, solteirão convicto e mulherengo, que despreza as mulheres e respeita mais as opiniões do seu cachorro, Baxter, do que a própria colega de trabalho.
  • Andy (Steve Carell) em O Virgem de 40 Anos, um solteirão por imposição, que nunca transou na vida, joga videogames e coleciona action figures lacradas, com dó até de abrí-las para que não percam o valor histórico.
  • Ben Stone (Seth Rogen) em Ligeiramente Grávidos, um solteirão mulherengo, maconheiro de primeira, que para se sustentar investe todo seu tempo criando um site que cataloga todas as aparições de atrizes nuas em filmes.
  • Evan (Michael Cera), Seth (Jonah Hill) e Fogell "McLovin" (Christopher Mintz-Plasse) em Superbad - É Hoje, solteirões por imposição, já que são os alunos mais esculhambados (sempre quis escrever essa palavra) do colégio de onde estão prestes a sair e fazem de tudo para transar na última festa antes do ano acabar.
Se você respondeu que os conecta é o fato de serem um bando de perdedores, com problemas com o sexo oposto, incitadores de comportamentos imorais e de não serem conhecidos pela grande maioria do público, passou beeeeeeem perto.

Entretanto, o que realmente une estes personagens de maneira singular é a presença de Judd Apatow em todos estes filmes, seja como produtor e roteirista (nos quatro) ou como diretor (O Âncora, O Virgem de 40 Anos e Ligeiramente Grávidos).

As comédias que possuem o envolvimento deste nova iorquino de 42 anos, que possui no currículo 5 indicações ao Emmy (tendo ganho 1 prêmio), 1 indicação para o Golden Globe e 3 indicações no prêmio da Associação Americana de Roteiristas (sendo uma por O Virgem de 40 Anos e uma por Ligeiramente Grávidos), geralmente significam risadas garantidas, e a prova maior disso é o status pop que estes filmes tem alcançado com o público cativo do gênero.

Mas o maior motivo pelo qual os filmes produzidos por Judd Apatow obtém tanto sucesso, na minha minha humilde opinião, é que a grande maioria deles lida com problemas dentro do universo masculino, recheados de palavrões e cenas escatológicas, porém sem nunca perder o bom humor, respeito ao público e o mais importante, dentro de limites que agradam até mesmo as mulheres.

Ok, você pode estar lendo isso, ser do glorioso sexo feminino e dizer, "Ah, mas eu A-D-O-R-E-I o Virgem de 40 Anos, ou Superbad - É hoje", e eu entendo, os filmes são bons, porém garanto que nós, homens, aproveitamos MUITO mais cada cena e situação. Todos nós já sonhamos em ganhar dinheiro fácil às custas de mulher pelada, como Ben Stone; na época do colégio já passamos por vários perreios tentando agradar nossas pretensas companhias de bailinhos, como Seth e Evan; já tomamos um senhor pé na bunda, como Petter Bretter (em Ressaca de Amor) e tivemos vontade de viajar pro Havaí pra esquecer a estimada moça (inclua aqui seu xingamento preferido); e com certeza todos nós já corremos pelados por uma pista de corrida chamando pelo Tom Cruise, como Ricky Bobby... ok, este último eu admito que nem todos fizemos...rs

O que importa realmente, e o que me motivou a escrever este post é que esse cara sabe fazer comédia. Os últimos filmes realmente bons desse gênero tem o envolvimento dele ou de seus parceiros de trabalho, como é o caso do próprio Seth Rogen, que, além de ser o co-produtor de Apatow em O Virgem de 40 Anos, é produtor executivo do Ligeiramente Grávidos, Superbad - É Hoje e Segurando as Pontas (sendo que nestes dois últimos, ele também é o roteirista).

Vale a pena lembrar que Seth Rogen também atua na grande maioria dos filmes que produz junto com Apatow, sendo que os papéis mais memoráveis são em O Virgem de 40 Anos, Superbad (cansei de escrever o subtítulo em português, ridículo, por sinal, então acostume-se), Ligeiramente Grávidos e Segurando as Pontas (dois dos quais ele é o protagonista do filme).

Bem, sou fã dos caras e abaixo segue uma listinha de filmes do currículo deles e que são obrigatórios se você se interessou pelo post. Bom divertimento.

  • O Âncora (produção de Apatow)
  • O Virgem de 40 Anos (roteiro e direção de Apatow; produção de Apatow e Rogen)
  • Ligeiramente Grávidos (roteiro e direção de de Apatow; produção de Apatow e Rogen)
  • Superbad (roteiro de Rogen; produção de Apatow e Rogen)
  • Quase Irmãos (produção de Apatow)
  • Segurando as Pontas (roteiro de Rogen; produção de Apatow e Rogen)
  • Ricky Bobby - A Toda Velocidade (produção de Apatow)
  • Ressaca de Amor (produção de Apatow)



















Detalhe, você percebeu que o Judd Apatow é parceiro de Will Ferrell em quase todos seus filmes, não é? Esse merece um post só pra ele, em breve...rs

Ps: Obviamente cada um desses filmes mereceria um post próprio, mas como são filmes antigos, deixarei passar, o espaço de reviews meia boca reservarei para filmes novos.

3 comentários:

  1. rESSACA´DE AMOR É TERRÍVELLLLLL....

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei o Virgem de 40 anos e o Âncora, e mais ainda Superbad.

    Mas infelizmente não gostei do Segurando as Pontas....ele tem algo que os outros não tem e que muito me aborrece: o clima "Kevin Smith" de ser....

    Preciso ver o Ressaca de Amor, (até por ter o ótimo Marshall da ótima How I Met Your Mother), Ricky Bobby, Knocked Up e Quase Irmãos.

    No mais, parabéns por mais essa "versão" do blog!

    ResponderExcluir